
A duende nem tinha o pão-duro — aquela espátula feita pra não sobrar nada na travessa — porque queria que sobrasse um tantinho. Despejava a massa de bolo na assadeira e logo chamava seus assistentes para experimentar o resultado, que lambiam os dedos depois de limpar os batedores e as tigelas.
— Hummmm! — Rafael já estava com aquele bigode de chocolate, de tanto ajudar Estrelinha nos seus preparos.
— Só tá faltando fazer brigadeiro agora! — Trim e os outros assistentes trocaram olhares, como se não soubessem o que era.
— O que é? Nunca ouvi falar! — Estrelinha confessou.
— Vocês, duendes, prontos pra uma super festa e sem brigadeiro? Não posso deixar isso acontecer. Vou ensinar! — O menino já tinha feito brigadeiro com sua avó muitas vezes.
— Preciso de leite condensado, manteiga e chocolate em pó — ele disse.
Trim correu, separando os ingredientes.
— Só isso? — Estrelinha achou pouca coisa.
— Também preciso de granulado pra enrolar, forminhas e um micro-ondas. — Assim que o menino falou “micro-ondas”, lembrou que eles não tinham esse tipo de eletrodoméstico ali.
O olhar de Estrelinha era de espanto. As palavras “micro-ondas”, “forminhas” e “granulado” não estavam em seu vocabulário.
— Calma, vamos resolver esses problemas. Nunca fiz na panela, porque minha avó não me deixa usar o fogão, mas sei como fazer e posso explicar. Tem que ficar mexendo até desgrudar da panela — disse ele.
Estrelinha concordou. Essa parte ela sabia fazer.
— Pode ser esse açúcar coloridinho? Podemos enrolar com isso? — Trim ofereceu açúcar de várias cores lindas.
— Muito bem! Vai funcionar! Todo mundo vai adorar! — O menino comemorou.
Seguindo as instruções de Rafael, Estrelinha terminou a massa e, depois de enrolar, Trim e os outros ajudaram a passar os docinhos no açúcar colorido. A equipe da cozinha experimentou — e logo todos viraram fãs.
— Falei que era uma delícia. Fazemos em todas as festas de aniversário, mas também podemos fazer quando temos vontade — disse ele.
Como não tinham forminhas, apenas colocaram os brigadeiros numa bandeja, bem pertinho uns dos outros.
— Pode ser usado como cobertura ou recheio de bolo. Pode trocar o chocolate por coco — daí se chama beijinho. Se trocar por amendoim, vira cajuzinho. E se trocar por gelatina vermelha, chama bicho de pé — Rafael estava empolgado com as possibilidades.
Mas Estrelinha apontou para o relógio na cozinha. Estavam sem tempo para fazer novas receitas. Precisavam começar a arrumar o salão para receber os convidados.
— Está na hora, pessoal! Vamos decorar tudo para o nosso brunch! — avisou Trim, organizando a fila da turma prestes a entrar no salão, acender as luzes e abrir todas as cortinas.
Receita de Brigadeiro de Micro-ondas
Tempo de preparo: cerca de 1 hora (contando o descanso)
Você vai precisar de:
- 1 lata de leite condensado
- 4 colheres de sopa de chocolate em pó ou achocolatado
- 1 colher de sopa de manteiga
- Chocolate granulado (ou granulado colorido)
- Forminhas de papel
Modo de fazer:
- Em um recipiente que possa ir ao micro-ondas (melhor se for redondo e com a borda alta), misture o leite condensado, o chocolate e a manteiga.
- Leve ao micro-ondas por 6 minutos na potência alta (ou use a tecla “brigadeiro”, se tiver). Quando chegar na metade do tempo, abra com cuidado e mexa a mistura.
- Quando o tempo acabar, retire e mexa bem até a massa ficar lisa e brilhante.
- Espere esfriar. Depois é só enrolar, passar no granulado e colocar nas forminhas.
Fica docinho, gostoso e perfeito pra dividir com quem você gosta — ou não dividir com ninguém!
Confira mais conteúdos: