Vale dos Pinheiros

Um universo expandido do livro — com glossário, curiosidades e conteúdos exclusivos para quem quer ir além.


capítulo 30﹘Missão Resgate

O tema da festa de aniversário da Carolina foi mitologia. O bolo e a mesa de doces tinham muitas referências daquele livro, em que o menino é semideus e sua turma de olimpianos. Aliás, foi desde a leitura desse livro que ela se encantou com a mitologia. Os livros, filmes e histórias, em geral, têm esse poder. Depois dos parabéns e das despedidas, os convidados e amigos foram embora, sobrando apenas seus primos, que ficaram até mais tarde, ajudando a abrir os presentes. Não houve surpresa. Já pelo formato, podiam adivinhar que eram livros — a maior parte deles — de detetive. Mesmo assim, Carolina rasgava o papel, entusiasmada com os novos títulos.
Primeiro, ela leu os clássicos do Sherlock Holmes e também da irmã dele, a Enola. Em seguida, começou a série sueca, com mais de quinze títulos, e se tornou sua favorita. Depois, ela se interessou por aquela adolescente que investigou a escada secreta e o mistério do velho relógio. Conseguia ler com rapidez e adorava exibir suas coleções na estante do seu quarto.
Como a tradução mais recente da famosa coleção sueca ainda não havia sido lançada, o pessoal teve que se virar, pesquisando novas coleções para descobrir alguma inédita. Não era tão fácil.
Helena foi uma das que desistiram e escolheu presentear com um jogo de xadrez. Foi uma boa escolha. Carolina estava aprendendo a jogar.
— Nossa, eu amei! As peças têm ímã na parte de baixo das peças. Vai dar pra jogar dentro do carro, quando a gente ficar com tédio numa viagem! Agradeceu à prima caçula com um abraço.
— Sabia que você ia amar. Falei pra mamãe! Helena comemorou seu acerto.
— Você tem tantos livros que, daqui a pouco, a gente vai ter que escrever uns originais diferentes pra você. Explicou Andressa ao trazer o seu presente. O formato não era o de um livro, e isso deixou a turma curiosa. O embrulho tinha um formato todo diferente, cheio de enfeites que ela mesma tinha feito.
— Vai, abre logo. Ela incentivou.
— Nem posso imaginar o que pode ser. Carolina disse, sorrindo.
O presente era desses com várias coisas dentro. Primeiro, ela retirou uma lupa, depois uma mini lanterna, ainda veio um caderninho com capa de couro sintético e também um chapéu que imitava o famoso do Sherlock Holmes. Por último, no fundo da caixa, um livro: “Missão Resgate“. Era de uma série nova, onde a detetive realizava investigações em terras mágicas.
— Foi difícil encontrar alguma coisa nova. O Rafael que achou na prateleira. Que olho ele tem! Viu uma coisa diferente no meio dos conhecidos. Andressa explicou. — É sobre uma menina detetive da nossa idade que percorre oito reinos diferentes, realizando suas investigações. Uma rainha foi raptada e…
— Que combinação interessante! Missão Resgate? Tenho certeza de que vou amar! Comemorou Carolina, colocando o chapéu e testando a lupa.
— Adorei o chapéu! Posso? Helena pediu para experimentar. Ficou muito bonitinho.
—Deixa eu ver a lupa? Bem rapidinho? O menino pediu e ela deixou ele sumir com a lupa. Carolina foi abraçar Andressa, agradecida, e chamou Helena para participar do abraço.